READING

Confira resultados dos investimentos em janeiro/20...

Confira resultados dos investimentos em janeiro/2024

A Fachesf disponibilizou os relatórios de investimentos dos seus planos referentes a janeiro de 2024. No mês, os planos administrados pela Fundação registraram rentabilidade abaixo de suas metas. O Plano BD apresentou uma rentabilidade de -0,49%, ficando abaixo da meta estabelecida de 0,79%. No que se refere ao Plano BS, a rentabilidade foi de 0,29%, comparada à meta de 0,79%. A rentabilidade do Plano BaC foi de -1,27%, abaixo da meta de 0,82%. O Plano BCO teve um desempenho de 0,34%, em relação à meta de 0,82%. O Plano CD Puro registrou 0,92%, aproximando-se da meta de 0,97%, enquanto o RealizePrev obteve uma rentabilidade de 0,72%, ligeiramente abaixo da meta de 0,97%, equivalente ao CDI.

Esse desempenho é reflexo do cenário que se apresentou no período. O fechamento nas curvas de juros, que foi observado no último trimestre de 2023, estabilizou-se. Durante o mês, o dólar americano retomou seu movimento de fortalecimento, e as bolsas em economias desenvolvidas registraram valorização. No entanto, os ativos brasileiros, especialmente a bolsa e os juros de longo prazo, não apresentaram um desempenho positivo, enfrentando desafios significativos em contraste com o cenário global favorável. 

No Brasil, a inflação permanece em linha com as expectativas. A Taxa Selic teve sua quinta redução consecutiva, atingindo 11,25% ao ano, com expectativas de mais cortes para alcançar uma taxa abaixo de 10% ao ano no final do primeiro semestre.

O Ibovespa registrou uma queda expressiva de 4,8%, refletindo uma espécie de “ressaca” após as altas no final de 2023, e o IMA-B 5+, que representa os títulos indexados ao IPCA com vencimento acima de 5 anos, teve um retorno negativo de 1,47%.

 Para conferir os relatórios de todos os planos, clique aqui.


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao usar este formulário, você concorda com o armazenamento e o manuseio de seus dados por este site.