Diante da decisão da Eletrobras de migrar os planos de saúde dos seus empregados para operadoras do mercado e direcionar a oferta de previdência dos novos contratados para a Elos Previdência, a Fachesf tem realizado uma série de mudanças em suas estratégias empresariais para reforçar sua perenidade e cumprimento de sua missão.
Esse cenário levou a Fundação a, em julho deste ano, dar início à cisão entre seus negócios de Saúde e Previdência. Tal processo visa separar de modo definitivo as duas atividades da Fachesf, com a segregação dos patrimônios, despesas e receitas de cada área de atuação. (Saiba mais sobre esse processo aqui).
Após concluída essa etapa, prevista para o primeiro trimestre de 2025, a Fachesf concentrará seus esforços na gestão da previdência complementar, enquanto os planos de saúde serão transferidos para a Luminar Saúde, operadora da qual a Fundação se tornou Patrocinadora Instituidora com participação na governança.
Projeto de Eficiência Operacional
Em paralelo ao desenvolvimento dos trâmites necessários à cisão — atualmente na fase de providências da documentação legal exigida pela Previc e ANS —, a Fachesf implementou um projeto de Eficiência Operacional, que prevê a adoção de diversas medidas focadas na redução das despesas administrativas, em conformidade com a nova realidade.
Nesse movimento, a Fundação tem investido em ações como automação de atividades para otimizar a distribuição do quadro funcional, renegociações de contratos com empresas terceirizadas e revisões de processos internos. Todas essas ações preveem, além de diminuir custos, buscar práticas inovadoras nos segmentos de previdência e saúde de modo a elevar o padrão de qualidade dos nossos produtos e serviços.
Novo endereço para o Fachesf Saúde
Uma importante iniciativa do projeto de Eficiência Operacional foi a realização de um estudo para avaliar a necessidade de mudança de sede da Fachesf, uma vez que, com a segregação das atividades de saúde e previdência, os negócios deverão operar em endereços distintos.
Após pesquisa realizada no mercado imobiliário local, e sob aprovação do Conselho Deliberativo, foi definido o deslocamento dos profissionais que atuam apenas na área de saúde para um empresarial situado no bairro da Ilha do Leite, no Recife/PE. O novo espaço está em fase de adequação estrutural e endereço será comunicado oficialmente em breve.
É importante ressaltar que durante toda essa fase de transição, os planos de saúde da Fachesf continuarão sendo administrados sem qualquer descontinuidade no atendimento.
Mudança do prédio-sede: economia de R$ 2 milhões
Com a transferência da equipe de saúde, vislumbrou-se a necessidade de readequação do edifício-sede da Fachesf, onde funcionarão as atividades exclusivamente da previdência, sendo identificada a possibilidade de redução de custos com manutenção, administração predial e outros da ordem de mais de R$ 2 milhões ao ano.
A Fachesf já definiu o endereço da nova sede, que está atualmente em fase de adaptação para receber as equipes de profissionais no início de 2025. A mudança marca um importante momento na história da Fundação, que busca sempre inovar e adotar as melhores práticas no segmento de previdência complementar para entregar produtos e serviços com qualidade.
Comunicação oficial
Nesse período de intensas e aceleradas transformações, o foco da gestão é, acima de tudo, reduzir custos administrativos, preservar o patrimônio dos participantes e manter o trabalho sério e sólido iniciado pela Fachesf há mais de cinco décadas no segmento da previdência complementar. A assistência à saúde seguirá sendo realizada pela Luminar saúde com a mesma abrangência e atenção dedicada aos beneficiários.
Todos os fatos relevantes serão divulgados nos canais oficiais de comunicação da Fundação. Para isso, é necessário que as informações sejam validadas e aprovadas em todas as instâncias internas e legais. A Fundação conta com o apoio dos participantes e parceiros para seguir cumprindo seu compromisso de cuidar da vida de milhares de famílias.
SEM COMENTÁRIOS